Buscar
  • Johnatan Machado

5 Dicas para você produzir conteúdos para internet.

Atualizado: 28 de mai. de 2019

Criar conteúdos para postar nas redes sociais está se tornando uma estratégia muito viável para profissionais de diversas áreas. Mas você sabe realmente do que precisa para começar a postar conteúdos informativos nas redes sociais? Confira as dicas!






Atualmente, as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia mais do que pensamos. A todo o momento estamos no Instagram, enviando uma mensagem no Whatsapp, postando algo no Twitter ou dando um “joinha” no Facebook.


É incrível como podemos interagir tão rápido com o mundo inteiro, e mais incrível ainda são as imensas possibilidades de pesquisas que a Interne nos proporciona.


Por isso, hoje eu resolvi trazer para vocês algumas dicas para quem está querendo começar a produzir conteúdos para internet em suas diversas plataformas e está meio perdido no meio de tantas possibilidades e meios de divulgação do seu conteúdo.


Vamos lá para as dicas!


1ª – Tenha um nicho: Ter um nicho é muito importante, pois você irá filtrar as pessoas que realmente irão gostar e apoiar o seu trabalho. Como já dito anteriormente, a diversidade na internet é imensa, fazendo com que você perca facilmente o foco do seu trabalho.

Sendo assim, defina qual o seu público alvo conforme os temas dos conteúdos que pretende produzir e tenha foco, para não perder o seu nicho e consequentemente não conseguir manter a produção.


2ª – Qualidade dos conteúdos e fotos: Este ponto é essencial para que você consiga entreter o seu público e realmente fazer com que gostem do seu conteúdo. Mas o que é qualidade do conteúdo e fotos? No conteúdo, você deve ter em mente que precisa ter uma boa escrita (se for um artigo, por exemplo), sem erros de ortografia, ou seja, uma escrita limpa e direta. Caso for postar um informativo ou uma foto, trabalhe para que a sua foto saia com uma boa resolução e uma boa iluminação. Isso não quer dizer que você precise necessariamente ter uma câmera profissional, uma iluminação super cara, nada disso! Você pode utilizar o seu celular e a luz mais favorável do dia, essa dica é bem prática e realmente funciona (eu faço assim). Em relação à produção de vídeos, segue o mesmo padrão. Grave em um ambiente limpo, com um cenário bacana e organizado, e óbvio, sem barulho.


3ª - Pesquise sobre o conteúdo que pretende postar: Essa dica é meio óbvia, mas eu não poderia deixar de citá-la. Algumas pessoas costumam fazer posts sobre assuntos relevantes, porém sem qualidade de informação. Esse é um erro muito grande, pois acaba gerando um incomodo para o leitor ao perceber que está sendo induzido ao erro com conteúdo equivocado. Portanto, pesquise sobre o assunto que pretende divulgar, pois você passará ao seu público aquela informação, e se as pessoas te seguem e acompanham o seu trabalho, é porque realmente elas confiam em você.


4ª – Títulos: Essa dica é para quem pretende produzir artigos, por exemplo, no Jusbrasil. Quando você for escrever sobre algo, não coloque o Título do seu artigo ou texto de forma tão genérica, pois não conseguirá alcançar o número de leitores que pretende. Quando você utiliza um nome genérico, estará dentre os milhares e milhares de pessoas que escreveram com aquele mesmo título. Portanto, procure sempre um diferencial para o seu conteúdo, começando pelo título.


5ª – Padronização – Quando eu falo em padronização, me refiro ao seu diferencial. Ser diferente não é postar todos os dias algo com um padrão diferente, uma escrita ou até uma edição completamente diferente do que você costuma usar. Ter um padrão é fazer com que o seu feed, a sua escrita ou o seu vídeo, tenham o seu diferencial, ou seja, o seu “jeitinho”. Escolha um padrão de postagem e mantenha sempre este padrão, pois assim, as pessoas sempre que forem pesquisar sobre o seu blog ou canal, já saberão por onde pesquisar e de cara saberão que aquele conteúdo é seu pelo padrão da formatação.


DICA EXTRA:


Código de Ética e Disciplina da OAB – Para os interessados em produzir conteúdos para área jurídica, saibam que o Estatuto da OAB não proíbe tal possibilidade, porém, existem algumas regras que devemos seguir.


O Art. 28 do Estatuto diz o seguinte:


Art. 28 - O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.

Sendo assim, o Estatuto não proíbe o Marketing digital, desde que não tentemos mercantilizar a advocacia. Outra situação que é expressamente proibido é a estimulação de litígio a fim de angariar clientes.

Entretanto, podemos utilizar para divulgar conteúdos de caráter meramente informativo, participar de programas de TV, Rádio e palestras.


Art. 32 - O advogado que eventualmente participar de programa de televisão ou de rádio, de entrevista na imprensa, de reportagem televisionada ou de qualquer outro meio, para manifestação profissional, deve visar a objetivos exclusivamente ilustrativos, educacionais e instrutivos, sem propósito de promoção pessoal ou profissional, vedados pronunciamentos sobre métodos de trabalho usados por seus colegas de profissão.

Com essas dicas, você poderá criar conteúdos relevantes e alcançar muitas pessoas, levando informação e conhecimento.


Grande abraço!


Johnatan Machado


Instagram: @johnatancmachado

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo