Buscar
  • Johnatan Machado

Diferença entre Construtora e Incorporadora.

Não é incomum a confusão entre Construtora e Incorporadora.


Mas tudo bem! Vamos entender juntos a diferença entre elas?




A Construtora é a responsável pela questão física do projeto, ou seja, ela que realiza a construção civil de acordo com o memorial passado pela incorporadora, contrata e assume a responsabilidade em relação aos operários e também por cumprir o prazo de entrega da obra.


Sendo assim, caso à obra atrase ou venha ocorrer algum problema, quem será demandada para resolver tal impasse será a construtora, uma vez que essa foi a responsável pela obra.


Portanto, todo risco e problema que venha a ter relação com a obra, será de responsabilidade da Construtora, além da responsabilidade com os seus empregados.


Noutro giro, a Incorporadora tem como objetivo a constituição do projeto de forma estratégica e gerencial.


Inicialmente, a Incorporadora realiza todo o procedimento burocrático de constituição e registro do projeto perante o cartório, tendo como base legal a Lei Federal 4.591/64, e também por contratar uma construtora para iniciar as obras.


Importante mencionar, que as Incorporadoras também ficam responsáveis por fazer uma análise técnica e social do negócio imobiliário, a fim de obter informações sobre o que os clientes buscam no empreendimento, questão das vendas das unidades que serão construídas pela construtora, bem como em relação ao financiamento.


Em alguns casos a empresa acaba atuando em ambos os papeis. Essa hipótese é cabível, quando a Construtora é também a sua própria Incorporadora.


Johnatan Machado


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo