- Johnatan Machado
Pacote de Medidas de Crédito Imobiliário - CEF
CEF anuncia pacote de medidas de crédito imobiliário - Possibilidade de custos de cartório e ITBI em financiamento da casa própria.

Durante a crise pandêmica que estamos passando, a Caixa Econômica Federal, vem utilizando de algumas estratégias para não deixar de assinar os contratos de financiamento imobiliário, dando algumas possibilidades aos seus clientes.
A primeira possibilidade foi a Pausa Emergencial nos contratos de Habitação oferecendo às pessoas e empresas a oportunidade de reprogramar seu orçamento diante das dificuldades que vêm enfrentando nesse período.
Agora, a CEF anunciou também que os clientes poderão incluir os custos cartorários, bem como as despesas de ITBI (Imposto sobre a transmissão de bens imóveis), no contrato de financiamento imobiliário.
Tal medida vale para todas as operações residenciais com recursos do FGTS e, nas operações com recursos da poupança (SBPE).
O valor das respectivas operações (financiamento + ITBI + emolumentos cartorários), devem estar abarcados pelo crédito aprovado no momento da avaliação habitacional, observando, ainda o limite máximo liberado para o cliente em específico. Importante ressaltar que cada pessoa tem um limite de financiamento, bem como de parcela que vão de acordo com a renda declarada, levando em consideração, também, o valor do imóvel que pretende adquirir.
Por mais que seja a nível nacional, importante verificar junto ao seu corretor ou Correspondente Caixa se as medidas já estão liberadas para o financiamento que pretende firmar (sua região e agência de vinculação). Essa possibilidade, com certeza será benéfica, diante das dificuldades em tempo de pandemia, pois, a rigor, os gastos em questão, não são baixos, ou seja, com essa possibilidade, o cliente não precisará deixar de firmar o seu contrato, deixando de lado o sonho da casa própria.
Johnatan Machado
JM Advocacia e Consultoria
E-mail: contato.jmadvogado@gmail.com