Buscar
  • Johnatan Machado

Vai financiar um imóvel? Confira as dicas!

Ter o próprio imóvel e sair do aluguel é o sonho de muitas pessoas. Na maioria das vezes, quando alguém vai comprar um imóvel, não tendo condições de arcar com o valor integral do bem à vista, opta pelo financiamento. Contudo, nem todos têm o conhecimento necessário em relação ao financiamento imobiliário e nem procuram por uma consultoria especializada, seja com um advogado ou outro profissional da área.

Sendo assim, aqui vão algumas dicas que poderão te ajudar no seu Financiamento Imobiliário.


1- Preço:


O preço do imóvel é muito importante, pois além do financiamento, juros e demais encargos, será diante do valor do imóvel que você pagará os impostos urbanos e emolumentos cartoriais referentes à transferência de propriedade. Portanto, torna-se imprescindível uma boa pesquisa de mercado, da região em que o imóvel pertence a fim de ter um planejamento estratégico e não se afogar em dívidas posteriormente à compra.


2- Bancos:


Existem vários bancos que fazem aprovação de crédito habitacional. Contudo, as formas de financiamento, bem como as taxas de juros e outros encargos, variam. Sendo assim, importante que seja analisado com calma as propostas dos bancos para que você entenda melhor como ficará o seu financiamento em cada um para depois escolher aquele que melhor atenda a suas expectativas. Lembrando que o financiamento imobiliário pode levar anos e anos, por isso faz-se necessário um bom planejamento financeiro e uma boa pesquisa de mercado.


3 - Renda:


A sua renda é um passo crucial para aprovação do crédito para o financiamento imobiliário. Para tanto, importante que você não esteja com o CPF negativado, ou seja, nos órgãos de proteção ao crédito (SPC) e na maioria das vezes não poderá comprometer mais de 30% da sua renda. A renda irá refletir no percentual de crédito aprovado, podendo ser benéfico ou não para o seu financiamento, pelo fato que, se o valor do imóvel for muito alto e a sua renda muito baixa, terá de arcar com um valor maior de entrada. Neste sentindo, o valor do imóvel é muito importante conforme a sua renda declarada.


4 - Prestação:


Após o crédito aprovado, contrato assinado e estando tudo certo, você começará a pagar o financiamento do seu imóvel. Todas aquelas pesquisas realizadas, estratégias feitas e tantos planos começarão a se tornar realidade. As prestações do seu financiamento irão de acompanhar por muitos anos, por isso o planejamento era tão importante. Parte da sua renda será para arcar com as prestações do seu imóvel, e como todo financiamento imobiliário existe um seguro habitacional, valor este já embutido nas respectivas prestações. Importante mencionar também que o valor das prestações podem variar conforme a tabela escolhida pelo comprador, ou seja, o valor pode aumentar com o passar dos meses, ou abaixar, começando com um valor mais alto e diminuindo com o passar do tempo. Contudo, existem as correções que ocorrem ao longo do financiamento (TR), podendo variar o valor das suas prestações.


5 - Inadimplemento:


Tome muito CUIDADO com o pagamento das prestações do seu imóvel para não se tornar um inadimplente com o banco. O devedor, sendo este aquele que não arca com as suas obrigações perante a instituição financeira poderá perder o seu imóvel que será leiloado para pagar as dívidas com o banco. Na maioria das vezes o imóvel é leiloado por um valor bem inferior ao valor de mercado e o inadimplente perderá tudo.

Por isso, uma boa estratégia e pesquisa financeira se tornam tão importantes antes de arcar com tal compromisso.

Essas foram algumas dicas para você que pretende comprar um imóvel e financiá-lo. Espero ter ajudado de alguma forma.


Siga-me também no Instagram:

@johnatancmachado

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo